O pré-natal começa antes mesmo de você liberar para engravidar. Precisa fazer alguns exames para ver se está tudo bem com você e seu companheiro a fim de descobrir se há algum empecilho para que sua gestação ocorra. É muito importante também iniciar a suplementação de ácido fólico para evitar defeitos no tubo neural.

Uma vez que descobriu que está grávida é hora de marcar uma consulta para fazer a primeira bateria de exames.

Em geral as consultas pré-natais são mensais, a não ser que haja alguma alteração que a torne de alto risco. Nesse caso o obstetra lhe informará o intervalo ideal entre as consultas.

Compareça ao consultório sempre que agendado. Tenha uma pasta com os exames organizados e não esqueça de trazer o seu cartão de pré-natal.

Caso não seja possível o comparecimento à consulta, favor comunicar com a maior antecedência possível para que outra paciente possa ser beneficiada com sua ausência.

Isso é elegante e demonstra que você não é egoísta.

Nesse momento poderá já deixar marcada sua consulta do mês seguinte.

Agende suas ultrassonografias com antecedência. Em geral lhe é avisado previamente a ultrassonografia que precisará fazer no mês.

Curta sua gravidez e conte conosco.

RECOMENDAÇÕES NUTRICIONAIS

A alimentação correta durante a gravidez possibilitará a gestante manter-se em bom estado de saúde e garantir o desenvolvimento normal do bebê. O ideal é procurar a ajuda de uma nutricionista para confeccionar um cardápio adequado ao seu paladar, mas na ausência dela vai aí algumas dicas.

A gestante deve fazer várias refeições ao dia, pois havendo alimentos no estômago diminuem as possibilidades de náuseas, vômitos e azia. Essas refeições podem ser divididas em 6 (seis), distribuídas assim:

  • Café da manhã.
  • Fruta (no meio da manhã).
  • Almoço.
  • Lanche da tarde.
  • Jantar.
  • Lanche noturno.
  1. Incluir diariamente (em pelo menos uma das refeições maiores: almoço ou jantar) carne magra (de boi, frango ou peixe).
  2. Na falta de carne. O ovo é um bom substituto, devendo ser consumido, no mínimo, 3 vezes na semana.
  3. Incluir diariamente legumes, verduras cruas ou cozidas, e frutas.
  4. Nos lanches da tarde e noite tomar leite desnatado, café ou chá, pão ou bolacha salgada com moderação.
  5. Incluir, por serem alimentos bons, miúdos de frango ou boi, como fígado, coração, moela, língua, dobradinha, miolo, etc. Comer pelo menos uma vez por semana.

Deve evitar o consumo de:

  • Frituras, gordura, doces e refrigerantes.
  • Refeições muito temperadas.
  • Temperos picantes (pimentas, etc.).
  • Sal, para prevenir a pressão alta.

Deve comer com moderação:

  • Batata, batata doce, mandioca, mandioquinha, inhame, cará, farinha de mandioca, farinha de milho, fubá, macarrão, ervilha, grão de bico. Quando comer qualquer um desses alimentos deverá diminuir ou eliminar o arroz e o feijão. Esses alimentos apresentam açúcar, apesar de ser açúcar bom.

LEMBRE-SE QUE:

Comer por dois leva você a engordar e pode prejudicar o seu bebê e dificultar o parto.

Na gestação não há proibições quanto ao consumo de qualquer tipo de frutas, legumes e verduras. E bom tomar entre as refeições grande quantidade de líquidos sob forma de sucos e água. Evitar líquidos durante as refeições, eles atrapalham a digestão.

Algumas cascas de legumes, folhas de beterraba, cenoura, couve flor, rabanetes e brócolis são alimentos que podem ser consumidos refogados ou ensopados. Tem grande valor nutritivo por conter vitaminas e minerais como o ferro, além de facilitar o funcionamento dos intestinos. As frutas devem ser comidas com casca e um pouco de semente (mamão, maracujá, pêra, maçã), pois também facilitam o funcionamento dos intestinos.

Frutas

Os cereais (aveia, milho, etc.) poderão ser utilizados na forma de mingau.

O leite deve ser preferencialmente desnatado ou tipo c para evitar o excesso de gordura. Pode ser substituído por iogurte ou coalhada

Se você colocar algumas gotas de limão no feijão ou tomar um pouco de suco de laranja ou limonada durante as refeições, seu organismo absorverá melhor o ferro.

Substitua frituras e preparações à milanesa por assados, grelhados e ensopados.

Procure consumir pelo menos uma fonte de cálcio por dia. O cálcio pode ser encontrado principalmente no leite e seus derivados como: coalhada, iogurtes e queijo fresco, por exemplo.

Consuma pelo menos duas fontes de vitamina c por dia. As mais recomendadas são: laranja, limão, kiwi, acerola, goiabada e carambola.

Beba pelo menos de 6 a 8 copos de água por dia. Esta quantidade de água ingerida e muito importante para prevenir o aparecimento de edemas.

Em casos de necessidade de dieta especial (gastrite, obesidade, anemia) procure orientação médica ou nutricional, não siga o conselho de pessoas leigas.

Não é proibido o café que se toma em casa.

A DIETA...

A dieta deve conter nutrientes básicos como proteínas, carboidratos, gorduras, vitaminas, minerais, água e fibras. As proteínas são os tijolos das células e carboidratos e gorduras são fontes de energia. As vitaminas e os minerais (ferro, cálcio, zinco, cobre) mantêm o equilíbrio químico do organismo.

Onde encontrar os nutrientes?

Proteínas: carnes, ovos, legumes e derivados leguminosos (em menor quantidade) como o feijão, lentilha e ervilha.

Carboidratos: açúcares massas, arroz, batatas e mandioca.

Gorduras: leite (integral), óleo, manteiga e carnes.

Ferro: carnes (principalmente vermelhas e fígados), feijão, vagem ervilhas e folhas verdes (como a couve).

Cálcio: leite (derivados) e folhas verdes.

Vitamina A: peixes, fígado, folhas verde-escuras e vegetais alaranjados.

Vitamina C: frutas cítricas (laranja, limão, caju, acerola) e folhas verdes.

Vitamina D: leite e clara de ovo.

Vitamina B1: carnes, cereais, feijão e levedura de cerveja.

Vitamina B12: carnes (principalmente fígado), ovos e leite.

Fibras: frutas, verduras e grãos.

COMO SE CUIDAR

Para as mulheres que possuem os bicos pequenos ou invertidos o uso de conchas pode ser utilizado após o 7 º mês por algumas horas durante o dia principalmente após movimentos de tração dos mamilos.

Providencie sutiãs próprios que sustentem a mama.

Pode usar durante o banho bucha vegetal sob os mamilos para deixá-los resistentes.

Após o banho use toalha para esfregar os mamilos. Isto pode causar descamação nos primeiros dias.

As mamas não devem ser hidratadas para que a pele resista ao aumento do volume.

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